GG-LIÇÃO 02

Lição 02 – O Filho Pródigo
Recepção – Centro de atividade – (10 minutos)
Lanche e Recitação do versículo/fazer a marcação dos versículos –(10 minutos)


Pré-ensino: (10 minutos)
 Disco da Oração (Explicar o passo da faixa do disco da oração) 
2º Passo: Confissão de Pecados
Hoje vamos aprender o 2º passo da oração.Quem lembra do 1º passo? (Muito bem o primeiro passo é o Louvor). Quem orou louvando a Deus nesta semana? (Interagir com as crianças, descubra quais o louvores que eles louvaram ou que eles mais gostam....)
Muito bem, agora vamos para o 2º passo que é Confissão de Pecado, repita comigo "CONFISSÃO DE PECADOS"
O que é Pecado? Pecado é TUDO aquilo que PENSAMOS,FAZEMOS ou FALAMOS que não agrada a Deus.
Todos nós podemos pecar, mas todas as coisas errada que fazemos tem a sua consequência.
1º) O pecado nos afasta de Deus
2º) Deixa nosso coração sujo como lamaçal, você gostaria de morar num lugar CHEIO DE LAMA E BEM SUJO? (deixe as crianças responderem)
Eu também não gostaria de morar neste lugar. Você sabia que JESUS também não quer MORAR NUM CORAÇÃO SUJO DE PECADO.
Por isso que todas as vezes que pecamos, fazemos algo de errado ou seja quando fazemos algo que não agrada a Deus, devemos confessar o pecado para Deus.
CONFESSAR é falar para Deus, tudo aquilo que VOCÊ fez de errado. Por ex: Na escola você brigou com o amiguinho e falou um palavrão.
Quando você estiver orando, Você falará tudo como aconteceu e você pedirá perdão para Deus por ter pecado contra Deus, isso é confessar o pecado.
Eu dei apenas um exemplo, mas Você terá que falar para Deus tudo que Voce fez de errado o dia todo. (Na escola, Em casa, Brincando com os amigo, ......) 
Nesta semana você vai praticar o 1º passo e o 2º passo da oração.Amém

 
ENSINO/TEATRO – (15 minutos) 
Texto bíblico:Lucas 15:11-32
Verdade central: Quem tem Jesus, tem tudo!! 
Versículo a ser decorado: " Porque. Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração.
 (Mateus 6:21)


TEATRO
Narrador: Nosso versículo diz, onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração, na Bíblia (Palavra de Deus) conta uma história de uma pessoa que teve com seu coração no tesouro errado. Jesus contou essa historia para seus os seus discípulos(amigos).
Havia um homem que tinha 02(dois) filhos. Certo dia o filho mais novo (Caçulinho) disse para seu pai, vamos ver o que o filho disse para o seu pai. (abre a cortina do palco)
(No palco terão 02 atores representando pai e o filho, com seu respectivo figurino)


Filho: Pai, eu quero agora, a minha parte da herança, não quero esperar sua morte, para receber a minha herança, eu quero agora....


Pai: Meu filho você é muito jovem ainda, para receber essa herança, você ficará rico.


Filho: Pai, eu quero agora, estou cansado dessa vida de trabalhar em suas fazendas, eu tenho direito a essa herança e eu quero ela agora.


Pai: Muito bem, meu filho, lhe darei sua parte da herança, vou fazer os documentos para você ter a sua herança, venha comigo...
(os dois personagens saem de cena rapidamente, voltando apenas o filho)


Filho :Posso viajar, posso fazer várias festas, posso ter muitos amigos, posso ter todos games que eu quiser, enfim TUDO! TUDO!. Vou começar agora a me DIVERTIR E TER TUDO QUE EU QUERO AH!AH!
(O ator sai rapidamente de cena, voltando com outro figurino mais moderno, com olhos de baladas...encenando estar numa festa dançando, se tiver pessoas disponível pode colocá-las em cena representando os amigos)


Narrador: Aquele jovem moço, começou a gastar seu dinheiro com tudo aquilo que ele queria, e gostava, muitas festas, muita bebida, quando ele passeava com os amigos ele pagava para todos eles, não deixava ninguém pagar porque ele era rico, e as pessoas gostavam muito de estar com ele. E os dias foram se passando. (Fecha a cortina do Palco).


Narrador: O seu dinheiro ACABOU. Uma grande fome espalhou-se por toda terra, e o jovem moço começou a passar Necessidade, muita Necessidade.(Quem sabe me dizer o que é necessidade? Necessidade é aquilo que precisamos para Viver. É esse moço estava muito precisando de alimento para viver, ou melhor para ele sobreviver, continuar vivo.
VAMOS VER COMO ELE ESTE JOVEM ESTAVA VIVENDO DEPOIS QUE SUA HERANÇA ACABOU??
(Abra a cortina do palco) (O filho deverá está em cena com figurino de mendigo, com saco de lixo com resto de alimentos espalhado pelo chão (pão duro, pedaço de banana, pedaço de maça....)


Filho: Que fome, Que fome... sinto minha força se acabando, vou desmaiar, eu preciso comer, VOU COMER ISSO MESMO....O que estou fazendo, estou comendo o resto de alimento que esta no lixo, estou na miséria, estou sem dinheiro, sem amigos , acabou a minha herança.
Ah! Lá na casa do meu pai tem fartura, tem comida EU ME ARREPENDO DE TUDO QUE FIZ. AH! COMO ME ARREPENDO. AH! QUE SAUDADE DO MEU PAI, vou procurar meu pai.
(O ator pega o saco e coloca todo o lixo dentro do saco, coloca o saco nas costas e sai andando pela sala procurando o pai, dizendo: Eu vou me lembrar do caminho da casa do meu pai). O ator anda de volta(correndo) para o palco e Lá se encontra com seu pai.


Filho: Pai, Pai meu querido pai, me perdoa, que pequei tanto contra o céu e o senhor, eu não mereço ser chamado de seu filho . Pai o senhor pode me chamar de seu Empregado. 


Pai: Filho eu te perdoou, Filho EU TE AMO, eu estava esperando por este dia, onde você voltaria para sua casa. Vou comemorar a sua volta com uma grande festa onde todos saberão que o meu filho amado voltou... Filho vamos tomar um banho!!! 
(os atores se abraçassam e saem de cena)


Pós ensino (10 minutos): 


Nossa que história linda, emocionante, mesmo o pai amando o seu filho, ele o deixou partir, ele queria que o filho ficasse, porque ele o amava. Assim também é com Deus. Ele espera que cada um de seus filhos orem, não apenas para RECEBER BENÇÃO, mas porque O ama. O verdadeiro tesouro que nós temos não as coisas de valor ou bênçãos que Deus nos dá, mas é uma pessoa: Chamada JESUS.

Jesus disse que onde estiver o nosso coração estaria também o nosso tesouro. Isto significa que aquilo que nós MAIS DESEJAMOS E AMAMOS é realmente o nosso tesouro. JESUS espera que VOCê O ame mai que tudo, com isso ELE SERÁ O SEU TESOURO.
Assim como aquele jovem, nós também somos "Filho de Deus" e possuímos uma herança. Tudo que Jesus tem é nosso. Como Filho de Deus, VOCÊ tem acesso ao tesouro d'ELE, bastar usar a chave da ORAÇÃO.

Louvor: (10 minutos)

Apelo e Oração ( 08 minutos)
Pequeno grupo(Blá Blá da apostila) – (15 minutos)
 Quebra-Cabeça -Deve colar a folha de perguntas no verso da folha da figura do filho prodigo,recortar os quadrados e colocar em um saquinho ou uma caixa para ser retirados os cartões pelas crianças,conforme eles vão respondendo dÊ a oportunidade deles formarem a figura. 
HORA DE BRINCAR: Brincadeira (Alvo principal ou alvo secundário)
Material: Massa de modelar
Receita: 03 xícaras de farinha de trigo/ 01 xícara de sal/ meia xícara de água fria/01 colher de chá de óleo


Modo de fazer: Misture tudo com a mão, até formar uma massa branca. Divida na quantidade de cores que quer fazer e acrescente anilina, tinta guache ou suco em pó. Sugestão: Que faça duas cores sendo uma para cada alvo.
Peça as crianças para modelarem as coisas que elas consideram ser o ALVO PRINCIPAL (bíblia, oração(mãos), braçinho(abraço do pai).....) e o que consideram ser ALVO SECUNDARIO em nossas vidas (tenis, roupas, brinquedos...)
Se você tivesse apenas 01 minuto para fazer uma escolha dessas coisas PRINCIPAIS e SECUNDÁRIAS, qual você escolheria? (Não precisa responder se não quiser)
A sua escolha demonstra que tipo de tesouro VOCÊ TEM BUSCADO CONHECER. Busque conhecer o verdadeiro Tesouro que é JESUS CRISTO.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário